Diário de Bordo

Prêmio Destaque na Pecuária

Rodrigo Brüner, diretor presidente da Agropecuária Tulipa

Pensando em Inovar e Intensificar seu projeto de Seleção iniciado em 1994 a Tulipa Agropecuária, localizada em Campinorte/Goiás, no ano de 2000  dá início ao projeto de Identificar o GENE da Precocidade em Novilhas, visando também, levar tecnologia e maior produtividade para o rebanho da raça Nelore. O objetivo é trabalhar a genética das vacas (matrizes) para entregar novilhas cada vez mais precoces, que consigam emprenhar, com qualidade, o mais cedo possível. No início do projeto, era necessário esperar até os 16 meses de vida da novilha para dar início ao desafio de emprenhar os animais.
Hoje o resultado do projeto é maior precocidade, diminuição do intervalo de gerações, início da reprodução das fêmeas aos 11 meses de idade, eficiência produtiva, maior peso ao desmame, abate dos machos entre 21 e 24 meses (com 100% de abate até os 24 meses), maior rendimento de carcaça e uniformidade.

Visando cada vez mais a sustentabilidade da Agropecuária, com um rebanho de cerca de seis mil vacas Nelore, a Tulipa conta ainda com 1,1 mil hectares de integração lavoura-pecuária com o cultivo de soja e milho. Além do intensivo uso de tecnologia na fazenda, a empresa realiza três grandes eventos anuais: Dia de campo e dois leilões – de macho e de fêmea -, além de cursos e pequenos encontros com produtores e profissionais do setor para disseminar tecnologia.

Para a equipe do Rally da Pecuária, a Tulipa se destacou por alinhar programas de melhoramento genético com produção de bovinos em sistemas de tecnologias crescentes, adaptando o sistema de produção à uma carga genética com potencial de resposta cada vez maior.

Para receber a homenagem Destaque na Pecuária, o senhor Rodrigo Brüner, diretor presidente da Tulipa Agropecuária.

📸: Alécio Cezar.