Diário de Bordo

“Segunda-feira sem carne”, o último evento negativo de 2017

Antes de tudo, um ótimo 2018 a você, familiares, amigos e equipe.

Infelizmente terminamos 2017 com mais uma polêmica em torno da pecuária de corte brasileira.

Na última semana, a notícia da aprovação do texto do deputado estado Feliciano Filho (PSC), que proíbe o fornecimento de carne às segundas-feiras em restaurantes, lanchonetes, bares, escolas, refeitórios e estabelecimentos similares que exerçam suas atividades nos órgãos públicos do Estado de São Paulo, movimentou os profissionais que estavam de “plantão” no período de festas.

Como já havia sido sinalizado pela assessoria de imprensa e pela Secretaria da Agricultura, o Governador do estado, Geraldo Alckmin, anunciou em entrevista ao Canal Rural que vetaria o projeto de lei. Ainda assim, diante da importância do acontecimento, é fundamental que o setor se lembre e se organize para a necessidade de manter a vigilância e se comunicar melhor.

Mesmo que o projeto não se efetive, é imprescindível lembrar que a mobilização de empresas, associações, pesquisadores e consultorias, para responder questões de cunhos ideológicos, gera um custo elevado. Esse custo será absorvido pela cadeia produtiva, que por sua vez, acaba perdendo competitividade. Na prática, manter orçamentos para responder ataques ideológicos, implica em preços mais altos, que incidirão sobre os insumos e serviços, e achatamento dos preços que poderiam ser pagos pela produção. O consumidor também perde, pois apesar das margens achatadas, a carne chegará mais cara às gôndolas. Enfim, quase todos perdem. Quem ganha são apenas os sensacionalistas focados na desinformação, que vivem do ofício de minar o potencial, a competitividade e o desenvolvimento da pecuária brasileira.

Diante da importância do tema, a Agroconsult Pecuária irá disponibilizar uma série de artigos e análises a partir de dados que foram gerados e enviados, ao final de dezembro, para diversos interlocutores da cadeia produtiva que poderiam exercer alguma pressão a favor do veto dessa lei absurda. Clique no link abaixo para fazer o download de um destes artigos, de autoria do engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueira, sócio e responsável pela pecuária na Agroconsult.

 

CLIQUE AQUI E BAIXE O ARTIGO COMPLETO GRATUITAMENTE!

 

Destacamos ainda dois materiais publicados na última semana:

Mais uma vez, um ótimo 2018, repleto de desafios e da saborosa sensação em superá-los.

Atenciosamente

Equipe Pecuária