Diário de Bordo

Rally da Pecuária retoma atividades em Rio Branco, no Acre

Por Rally da Pecuária

Primeiro evento técnico acontecerá às 19h na próxima 2ª feira, dia 17, no Resort Hotel; Equipe 5 seguirá depois para Rondônia e Mato Grosso

 

O Rally da Pecuária 2017 volta à estrada nesta segunda-feira, dia 17, e chega ao Acre, após percorrer as principais regiões da bovinocultura de corte em oito Estados. Conforme levantamento efetuado pela expedição do ano passado, o Acre é o estado em que se registra o menor nível de concentração pelos pecuaristas mais tecnificados, em relação ao total das vendas de animais para abate.

Cerca de 20% dos pecuaristas brasileiros que responderam a pesquisa do Rally em 2016 registraram produtividades acima de 18 arrobas/hectare/ano (@/h/ano) e concentraram 50% das vendas. Já no Acre, com a mesma amostra, a produtividade estava em torno de 12@/ha/ano, um nível tecnológico abaixo da média nacional, concentrando apenas 37% das vendas.

Esse índice abre possibilidades para que os produtores tenham mais tempo e mais flexibilidade de adaptar seu sistema de produção de acordo com as tendências do Estado. Para Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária, a tendência é que a concentração siga, em breve, os demais estados, inclusive a vizinha Rondônia. “No evento que realizaremos em Rio Branco, vamos orientar o produtor em relação às necessidades e desafios que ele tem pela frente, além de abordar todos os temas relevantes na atualidade, como perspectivas de preços e impactos nos resultados”, explica.

No Acre, o Rally concentrará as visitas na região próxima a Rio Branco e sentido Boca do Acre, no Amazonas. Na sequência, em Rondônia e no Mato Grosso, a Equipe 5 destinará mais tempo na região do Vale do Guaporé. Serão avaliadas as pastagens e a intenção de suplementação de alta tecnologia – confinamento e terminação intensiva a pasto

O Rally da Pecuária 2017 teve início em 08 de maio no Rio Grande do Sul, com a Equipe 1. Na sequência, a Equipe 2 percorreu o Oeste e Norte do Paraná, o Oeste de São Paulo e chegou ao Triângulo Mineiro. Nesse percurso, os técnicos realizaram quatro eventos oficiais e seis oficinas de produtividade. Após avaliar a região de Palmas (TO) e Redenção (PA), os técnicos da Equipe 3 foram ao Nordeste e Médio-Norte do Mato Grosso. A Equipe 4 prosseguiu no Mato Grosso, onde realizou evento em Alta Floresta, seguindo depois para Cotriguaçu e Juína e finalizando a etapa em Vilhena (RO).

Logística e metodologia

O Rally acontecerá até 18 de agosto, levando a campo 7 equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

 

Estratégia em campo

Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas.

A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinada por Banco Santander, Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Dow AgroSciences, DSM/Tortuga, Fertilizantes Heringer, JBS, Phibro Animal Health e Volkswagen, com apoio da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Agrosatélite, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e https://www.facebook.com/rallydapecuaria/

 

Evento em Rio Branco: Produtividade e Eficiência: O que era diferencial agora é sobrevivência

Data: 17 de julho, às 19h

Local: Resort Hotel – Estrada da Floresta, 5000, Esq. com Rod. AC 90, Floresta, Rio Branco/AC

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/evento/evento-rally-riobranco/

EQUIPE 5
DATA MUNICÍPIO UF OBSERVAÇÃO
segunda-feira, 17/07 Rio Branco AC EVENTO
terça-feira, 18/07 Porto Velho RO
quarta-feira, 19/07 Ji Paraná RO EVENTO
quinta-feira, 20/07 Vilhena RO
sexta-feira, 21/07 Comodoro MT
sábado, 22/07 Pontes e Lacerda MT
domingo, 23/07 Cuiabá MT Término da Equipe 5