< Voltar para notícias

Um Raio-x da bovinocultura

O Rally da Pecuária 2016, principal levantamento técnico das condições da bovinocultura do país, vai a campo a partir de abril de 2016, com largada no Rio Grande do Sul. A 5ª edição do Rally terá início em Bagé no dia 12 de abril. Depois, a equipe técnica seguirá para São Gabriel, Alegrete e São Borja com eventos para pecuaristas todas as noites. Serão sete equipes em campo que percorrerão os principais estados produtores.

Além do Rio Grande do Sul, o Rally visitará propriedades no Paraná, São Paulo, Minas Gerais,  Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre mapeando e fotografando pastagens, para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.

Em encontros agendados com pecuaristas, técnicos do Rally conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais. Ao todo serão realizados 16 eventos para discutir de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária.

Realizado pela Agroconsult, o trabalho das equipes e o roteiro completo do projeto poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial