< Voltar para notícias

Rally da Pecuária visita Alegrete e promove palestra técnica “Uma viagem pelo Brasil que produz”

O município de Alegrete foi a única cidade da região a receber a visita do Rally da Pecuária 2019.

Na última quinta-feira (4), a Equipe 1 chegou na cidade e após uma visita técnica na Fazenda Santa Izabel no Rincão do São Miguel se reuniu com pecuarista numa palestra no Parque Dr. Lauro Dorneles.

Esta é a 9ª edição do Rally da Pecuária que iniciou dia 1º, partindo de Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, rumo aos campos de pecuária das principais regiões produtoras do Brasil. São ao todo sete equipes que passarão por rotas em dez estados (RS, PR, MS, MT, RO, PA, TO, GO, MG e SP), promovendo encontros com produtores para oferecer conhecimento para o aumento de produtividade e também coletar informações e receber demandas para a melhoria contínua da expedição e da atividade.

“É um ano diferente para o que a gente vai levar de tema (em 2019, o Rally da Pecuária abordará ‘Uma viagem pelo Brasil que produz – É tempo de colheita, a pecuária em fase de alta’). A gente vem nos últimos quatro anos falando da importância de você ter uma boa gestão com os preços em baixa e agora nós estamos falando, ao que tudo indica, se o cenário de milho e grãos não mudar muito durante as próximas notícias de safra norte-americana, que nós temos um ano de ganho de margem para o pecuarista e nós vamos tratar disto em todos os eventos do Rally”, destaca Mauricio Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária 2019.

O Rally da Pecuária é realizado pela Athenagro e Agroconsult. Em 2019, sete equipes passarão por dez estados, de julho a setembro, para conversar com os pecuaristas, fazer o diagnóstico das condições e nível tecnológico, além de difundir conhecimento do setor e debater tendências. “Levantamos os maiores desafios da pecuária nacional e o Rally está mostrando aos pequenos produtores, principalmente, o quanto a tecnologia pode alavancar a produtividade. Hoje, menos de 7% dos pecuaristas são competitivos para se manter no mercado com lucratividade”, diz Maurício Nogueira, consultor da Athenagro.

Serão 40 dias de Rally, 120 fazendas visitadas e mais de 200 pastos avaliados. O percurso começa no próximo 1 de Julho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A quinta em Alegrete foi bastante produtiva. Além da visita de técnicos nas fazendas, o evento encerrou com uma palestra que reuniu pecuaristas, num evento que agradou os participantes. De Alegrete, o Rally da Pecuária partiu para Santa Maria, onde nesta sexta encerra o giro pelo RS.

 

Fonte da Notícia
Alegrete Tudo