Diário de Bordo

Prêmio “Gustavo Camarotti” – Jovem Talento da Pecuária

Em todas as edições, o Rally reconhece o trabalho feito pelos profissionais do setor. Nesse ano, o Prêmio “Gustavo Camarotti” – Jovem Talento da Pecuária foi para Miguel Miiti Shiota, de 28 anos. Ele se destacou pela atuação em busca de aumento da produtividade e uso de tecnologia.

Consultor de um programa de assistência técnica a campo, realizado em parceria com o professor Moacir Corsi da ESALQ/USP, Miguel se destacou pelo conhecimento, espírito de liderança e empreendedorismo ao transformar os conhecimentos científicos em ações práticas nas propriedades assistidas pelo programa.

Atuando com foco no manejo da pastagem, adubação, controle de pragas e plantas invasoras, sua atuação está atrelada a sistemas de produção cada vez mais intensivos.

Jovem Destaque da Pecuária

O trabalho de Miguel na pecuária

Produtores participantes do programa em que Miguel atua registraram produtividade médias entre 7 e 8 arrobas por hectare, no primeiro ano. Hoje, quatro anos depois, algumas áreas intensivas atingem entre 30 e 50 arrobas por hectare.

O principal resultado obtido a campo é conferir ao pecuarista a certeza de que pode atingir elevadas produtividades com lucratividade, sendo frequentes níveis próximos de 50 arrobas por hectare em sistema de pastejo em sequeiro.

O objetivo do seu trabalho é mostrar que, com a aplicação correta da tecnologia, é possível tornar a pecuária uma atividade competitiva com outras alternativas de uso do solo.

Para a equipe do Rally da Pecuária, Miguel Miiti Shiota se destaca pela atuação em uma das áreas mais críticas e fundamentais para a sobrevivência na pecuária atual: convencer da importância e executar adequadamente projetos de intensificação.